Lojas de mídias físicas de games independentes, obscuros e relançamentos


Apesar de não comprar games em mídia física há algum tempo, mas sendo amigo de colecionadores de videogames, resolvi escrever este artigo para ajudar aqueles que gostam de colecionar games com pelo menos a trindade básica: mídia física do jogo, manual e caixinha, e quer se aventurar em compras no exterior.

Como o título diz, eu procurei listar as lojas em que os jogos independentes, obscuros e relançamentos tenham destaque em relação aos jogos, digamos, comerciais. Notei que o Xbox One não possui esse mercado de jogos independentes

Jogos indies tem saído em mídia física para Xbox One, entretanto não há uma loja especializada em títulos desse segmento para o sistema da Microsoft como há para os aparelhos das concorrentes Sony, Nintendo e SEGA(!). 

Antes de mais nada, quero deixar bem claro que as compras no exterior são feitas em moeda estrangeira, mesmo quando o site mostra os preços em reais, logo fique atento na cotação da moeda, frete e impostos para não acabar pagando por algo que talvez saísse mais barato se fosse comprado aqui no país.

Mercadorias vindas de fora possuem riscos de serem tributadas de acordo com a legislação vigente, além de haver uma grande demora na entrega - com o mínimo de dias girando em torno de 40, a partir da data da compra - e há os problemas das mercadorias correrem o risco de serem extraviadas. 

Caso alguma loja não ofereça envio direto e você não tenha amigos que estão indo para fora do país, cogite a possibilidade de utilizar serviços de endereços para recebimento de compras no exterior, por exemplo, nos EUA um famoso é a ShipiTo.Com.Br. Para compras no Japão, um serviço que eu utilizava é o Shopping Mall Japan, o serviço da empresa é um pouco caro, mas muito eficiente.

Observe que alguns jogos você pode encontrar em mais de uma loja, pois são revendedores, entretanto os preços não costumam variar. Ressalto que não comprei na maioria das lojas presentes neste artigo, porém me aparentam ser de confiança e se um dia precisar adquirir algo, compraria sem problemas.

Note que há algumas lojas aqui apresentadas que não são focadas apenas em jogos independentes, porém, caso eu tenha percebido que o número de games indies é significativo e há uma seção específica para esse segmento, não teria o por que não listar no artigo.

Estando cientes disso, prossiga a leitura.

Atualizações
14/02/2018 - adicionadas as lojas Vblank Entertainment Inc., iam8bit e Special Reserve Games, dicas do Felipe do site Videogames com Cerveja.
Aproveitei para organizar as lojas em ordem alfabética. 

Aetherbyte
A Aetherbyte é uma desenvolvedora e publicadora focada em jogos para PC Engine e MSX2, apesar do confuso sistema de compras, já comprei com eles e chegou tudo certinho. Pode confiar. Leia mais sobre Aetherbyte.

bit-games
Desconhecia a existência desta loja japonesa antes de começar a escrever este artigo, podemos ver jogos independentes para os sistemas: Super Famicom, NES / Famicom, Mega Drive e Dreamcast. Há várias coisas interessantes no blog deles. Leia mais sobre bit-games.

DragonBox
Outra loja desconhecida, nos produtos à venda há games para Super Nintendo da Piko Interactive, Mega Drive, NES e Dreamcast. O catálogo é bem diversificado, pois há jogos para Amiga e Colecovision. Leia mais sobre DragonBox.

Outra loja que não conhecia e acabei descobrindo navegando pela internet, o foco dela não é apenas venda de títulos em mídia física, mas também possui camisetas, pelúcias, trilhas sonoras entre outros itens em seu acervo. Em relação às mídia físicas, é possível encontrar games para PlayStation 4, PlayStation Vita e PC. Leia mais sobre Fangamer.

iam8bit
A loja é especializada não apenas em games, mas também em colecionáveis envolvendo o tema, são trilha-sonoras em vinil, camisetas, livros, pins entre outras coisas. O acervo é vasto e os preços são bem convidativos. Leia mais sobre iam8bit.

IndieBox 
Essa loja eu conheci através do vídeo CAÇADA GAMER NA FLÓRIDA! | Parte 1/3 – GameStop, Best Buy e Cybertron do canal Pixelchanchada no YouTube. O foco da loja é vender jogos indies para PC em mídia física, mas em edições caprichadíssimas e algumas edições limitadas. Nunca comprei com eles, mas achei interessante comentar aqui. Leia mais sobre IndieBox.

A Limited Run lança jogos para PlayStation 4, PlayStation Vita e com menos frequência para PC. Futuramente a empresa irá trabalhar com títulos para Nintendo Switch. Como o próprio nome diz, as tiragens são bem limitadas e ultimamente, quando as vendas começam, esgotam-se rapidamente. A Limited Run não faz reimpressões, logo se acabou você só encontrará o jogo nas mãos de revendedores, geralmente no eBay. As vendas acontecem sempre às 13h:00 e 21h:00, horário de verão e de Brasília. Já comprei jogo na Limited Run e chegou perfeitamente. Leia mais sobre Limited Run.

NG:DEV.DIRECT
Esta é a famosa loja da desenvolvedora e publicadora NG:DEV.TEAM que desenvolve jogos para Neo Geo MVS, AES e Dreamcast. No site é possível encontrar jogos de MVS e Dreamcast. Quando as vendas de seus jogos para Neo Geo AES é iniciada, esgotam-se rapidamente. Adquiri a grande maioria dos títulos lançados pela NG:DEV.TEAM, entretanto devido a alta do Euro há alguns anos, fizeram-me desistir em continuar comprando seus produtos. Leia mais sobre NG:DEV.TEAM.

NISA Online Store Home page
No catálogo da publicadora há games para PlayStation 4 e Nintendo Switch, o diferencial da loja são as edições especiais exclusivas. Na NISA também nunca comprei nada. Leia mais sobre NISA.

Orion
Orion é um desenvolvedor de jogos e produziu games para Dreamcast, Mega Drive, Game Boy, PlayStation, Jaguar CD e Windows. Muitos de seus títulos já estão esgotados, porém é possível testá-los, pois as imagens de alguns games estão disponíveis no site. Leia mais sobre Orion.

Piko Interactive
Outra loja que também é publicadora. Além de títulos independentes, a Piko Interactive possui direitos de publicação de games antigos de Super Nintendo / Super Famicom, tais como Iron Commando e Legend, além do catálogo da Wisdom Tree, desenvolvedora e publicadora especializada em jogos focados no Cristianismo. Conheço a Piko Interactive há bastante tempo, entretanto nunca comprei nada deles. No catálogo da Piko Interactive há jogos para NES, SNES, Mega Drive, Game Boy Advance, Game Boy Color e, pasmem, Jaguar. Leia mais sobre Piko Interactive.

Play-Asia
A famosa loja asiática possui uma linha chamada Play-Asia Exclusives e tem lançado não apenas jogos independentes, mas alguns títulos disponíveis no ocidente apenas em mídia digital. A Play-Asia também trabalha com jogos para Dreamcast. Além do console da SEGA, a loja oferece games para PlayStation 4 e PlayStation Vita. Comprei muitas coisas na Play-Asia na época em que trabalhavam mais com jogos clássicos, entretanto a certeza de ter os pacotes - bem embalados - tributados me desestimularam fortemente a continuar a comprar com eles. Leia mais sobre Play-Asia.

Retro-bit
A loja não é especializada apenas em acessórios, ela tem diversificado sua linha de produtos relançando títulos para Super Nintendo - com os devidos direitos legais - no momento alguns jogos da Data East e Jaleco, e já tem engatilhado alguns títulos da Irem para Super Nintendo e NES. No Brasil, alguns dos títulos da Retro-bit podem ser encontrados na Big Boy GamesLeia mais sobre a Retro-bit.

A publicadora também possui jogos em mídia física em seu catálogo, títulos para PlayStation 4, PlayStation Vita e Nintendo Switch. Outra loja que não comprei produto algum. Leia mais sobre a Rising Star Games.

A loja francesa possui alguns jogos em mídias físicas de Dreamcast e Super Nintendo. O sistema de compras é meio estranho, para ver os produtos disponíveis é preciso fazer uma conta. Também nunca comprei com eles. Leia mais sobre a RushOnGame.

Special Reserve Games
A Special Reserve Games segue mais ou menos a linha da Limited Run, são títulos para PlayStation 4 e PC com tiragens de pouco mais de 3.000 unidades. Um diferencial da Special Reserve Games são as edições limitadas bem caprichadas, algumas com figures. Leia mais sobre Special Reserve Games.

A Strictly Limited Games segue a mesma linha da Limited Run, porém com tiragens menores. No catálogo da empresa há jogos para PlayStation 4 e PlayStation Vita. Também não comprei nada na Strictly Limited Games. Leia mais sobre Strictly Limited Games.

Super Fighter Team
Nunca comprei na Super Fighter Team, mas é outra publicadora conheço há bastante tempo, a Super Fighter Team é especializada em localizar no ocidente alguns jogos obscuros ou não lançados oficialmente. A Super Fighter Team lançou jogos para Super Nintendo, Mega Drive e Lynx. Leia mais sobre Super Fighter Team.

The Bit Station
Novamente outra loja que eu desconhecia, na The Bit Station há jogos para Game Boy, Game Boy Advance, Mega Drive, Super Nintendo e Dreamcast. Leia mais sobre The Bit Station.

Vblank Entertainment Inc.
A Vblank Entertainment Inc. é uma loja focada em games e já lançou títulos para PlayStation 4, PlayStation Vita, Nintendo Switch e MS-DOS(!). No momento o estoque da loja está esgotado. Leia mais sobre Vblank Entertainment Inc.

VGDB
O VGDB é o maior banco de dados do Brasil a respeito de videogames, também possui uma linha de camisetas com estampas temáticas e lançaram no ano passado o jogo Surgical Strike para SEGA 32XCD, um obscuro título que se sabe da existência de apenas duas cópias no mundo. Para adquirir algum de seus produtos, acesso o perfil do Mercado Livre, já adquiri itens VGDB e são de ótima qualidade. Leia mais sobre VGDB.

WaterMelon Games
Uma das desenvolvedoras e publicadoras independentes mais famosas do mundo dos games pelo jogo Pier Solar que originalmente foi lançado para Mega Drive / Genesis e posteriormente ganhou diversos ports. Este ano prometem o lançamento de Paprium, um título que ganhou bastante repercussão entre os jogadores. Leia mais sobre WaterMelon Games.

Muito provavelmente a lista está incompleta, caso vocês conheçam outras lojas, deixe nos comentários e atualizarei o artigo o mais breve possível. Caso vocês tenham comprado em algumas dessas lojas em que eu não comprei, deixe nos comentários as suas experiências.