Desenvolvedores Japoneses Revelam Metas para 2017


A 4Gamer entrevistou 149 celebridades da indústria de jogos e listamos abaixo algumas metas deles para 2017.

Kazuto Sekine - Diretor de batalha geral da Arc System Works
  • Trabalhos: Série Guilty Gear Xrd e Série BlazBlue: Chrono Phantasma
  • O melhor de 2016: Summer Lesson: Hikari Miyamoto Seven Days Room
"Gostaria de fazer coisas novas em 2017, por isso seria bom se eu pudesse entregar algo. Primeiramente, em catorze de janeiro, teremos a Arc System Works Fighting Game Awards 2016. Se você prestar atenção, será interessante de diversas maneiras. Jogos de luta são interessantes de assistir, mas são mais interessantes para jogar, então, por favor, assista ao evento e tente jogar o que for de seu interesse."
Toshimichi Mori - Diretor e produtor da Arc System Works
  • Trabalhos: Série BlazBlue
  • O melhor de 2016: Persona 5
"Depois de muito tempo trabalhando no título, a série BlazBlue chegou num ponto que podemos dar uma pausa... não é algo que posso confirmar no momento, mas chegou num ponto em que podemos parar. Iremos continuar a trabalhar em BlazBlue, então peço a todos que continuem a nos apoiar. No entanto, quero fazer coisas além dos jogos de luta, ficaria muito feliz em receber seu apoio."
Kyuta Yamada - Diretor da Arc System Works
  • Trabalhos: Gotcha Racing e Sabaku no Nezumi-dan!
  • O melhor de 2016: Inside
"Em seguida, quero fazer um jogo que possa ser introduzido na Nintendo Direct. Farei meu melhor."
Norihisa Kochiwa - Chefe do departamento de desenvolvimento de jogos da Compile Heart
  • Trabalhos: Série Neptune, série Genkai Tokki, Mary Skelter: Nightmares, Gun Gun Pixies e Otomate 
  • O melhor de 2016: Final Fantasy XV
"Em 2017, iremos lançar Four Goddesses Online: Cyber Dimension Neptune para PlayStation 4 e Gun Gun Pixies para PS Vita. Ambos são encantadores, com personagens fofas e ação 3D. A partir daí iremos preparar um novo RPG. Estamos incorporando coisas novas, por favor, não perca o anúncio."
Shigeo Komori - Primeiro diretor de produção da Atlus
  • Trabalho: Etrian Odyssey V: Beyond the Legends
  • O melhor de 2016: Final Fantasy XV
"Em 2017, a série Etrian Odyssey estará comemorando seu décimo aniversário. Muito obrigado a todos que apoiaram a série até agora. Obrigado pelo seu apoio a Etrian Odyssey."
Kazuyuki Yamai - Primeiro diretor de produção da Atlus
  • Trabalho: Shin Megami Tensei IV: Apocalypse
  • O melhor de 2016: Pokémon GO
"No próximo ano, a série Shin Megami Tensei irá celebrar seu vigésimo quinto aniversário. A fim de responder ao encorajamento que recebemos de todos mesmo as pequenas e valiosas opiniões, espero fazer uma variada preparações de eventos e coisas do tipo."
Takuya Aizu - Diretor representativo e produtor da Inti Creates
  • Trabalhos: Série Mega Man Zero, Mega Man 9, Mega Man 10, série Mega Man ZX, série Azure Striker Gunvolt e série Gal Gun
  • O melhor de 2016: Pokémon GO
"Embora tarde, em 2017 estamos trabalhando duro para o lançamento do título em VR (Realidade Virtual), Gal Gun VR. Além disso, na primavera (outono aqui) há o título para 3DS, Blaster Master Zero, e também teremos uma pequena surpresa planejada aqui. Também, não podemos nos esquecer dos DLCs (DownLoadable Content) desenvolvidos para Azure Striker Gunvolt 2."
Tomonobu Itagaki - Diretor representativo e chefe de tecnologia da Valhalla Game Studios
  • Trabalhos: série Dead or Alive, série Ninja Gaiden e série Devil’s Third
  • O melhor de 2016: Battleship Empire
"Estamos expandindo Devil’s Third Online para o mundo todo."
Hajime Chikami - Diretor representativo e produto da Experience
  • Trabalhos: série Demon Gaze, série Stranger of Sword City, Operation Abyss and Operation Babel e Ray Gigant
  • O melhor de 2016: Persona 5
"Com títulos como Yomi wo Haku Sana e HRV (nome do projeto), que vão desafiar os RPGs no estilo dungeon conhecidos, e estou pensando colocar um novo dungeon RPG para nosso público alvo."
Yasuyuki Oda - Produtor da SNK
  • Trabalho: The King of Fighters XIV
  • O melhor de 2016: Broforce
"Anunciamos a versão 1.10 de The King of Fighters XIV, mas também estamos considerando fazer várias outras coisas... Desenvolvimentos fora de The King of Fighters estão sendo trabalhadas lentamente. E são muitas coisas! Toda a equipe fará o seu melhor para que possamos fazer anúncios de alguma coisa ou outra em 2017!"
Tetsuya Mizuguchi - Representante da Enhance Games
  • Trabalhos: Sega Rally Championship, Space Channel 5, Lumines, Child of Eden e Rez Infinite
  • O melhor de 2016: The Last Guardian
"Daqui em diante, quero continuar criando novas experiências. Particularmente, quero me concentrar na realidade virtual. Rez Infinite continua tendo desenvolvimentos e mais evoluções, então não perca."
Juntaro Kouno - Produtor da Kadokawa Games
  • Trabalho: Demon Gaze 2
  • O melhor de 2016: Persona 5
"Atualmente, estamos seguindo adiante nas preparações para um não anunciado videogame que será anunciado e lançado em 2017. Estamos antecipadamente já desenvolvendo o jogo para que você fique surpreso e muito feliz, então, por favor, não perca."
Yoshimi Yasuda - Diretor representativo e diretor de jogos da Kadokawa Games
  • Trabalhos: Lollipop Chainsaw, God Wars: Future Past e Starly Girls: Episode Starsia
  • O melhor de 2016: Persona 5
"Jogos para videogames, planejamos anunciar dois novos jogos seguindo God Wars: Future Past em 2017. Além disso, também planejamos anunciar novos jogos para mobile."
Eshiro Motohide - Produtor da Capcom
  • Trabalhos: Phoenix Wright: Ace Attorney - Spirit of Justice e Phoenix Wright: Ace Attorney - Dual Destinies
  • O melhor de 2016: Persona 5
"Em 2017, enquanto estamos totalmente comprometidos com o desenvolvimento de The Great Ace Attorney 2, quero fazer meu melhor para torná-lo um ano apropriado para o décimo quinto aniversário de Ace Attorney. Além de "Ace Attorney 15th Anniversary Special Courtroom", planejamos projetos que todos os fãs possam desfrutar, então continue apoiando a série Ace Attorney em 2017!"
Hiroyuki Kobayashi - Produtor da Capcom
  • Trabalhos: Série Resident Evil, série Sengoku Basara e série Dragon’s Dogma
  • O melhor de 2016: Pokémon GO
"Pessoalmente, acho que 2017 será um ano de várias preparativos."
Daizo Nonaka - Produtor da Capcom
  • Trabalhos: Sengoku Basara: Sanada Yukimura-Den e Megami Meguri
  • O melhor de 2016: Pokémon Sun and Moon
"Em 2016, fui capaz de lançar dois títulos, Sengoku Basara: Sanada Yukimura-Den e Megami Meguri. Criamos aqueles títulos com a cooperação de várias pessoas. Muito obrigado. Eu quero ficar concentrado em fazer jogos interessantes em 2017."
Takeshi Yamazaki - Diretor da Capcom
  • Trabalhos: Phoenix Wright: Ace Attorney, Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice For All, Phoenix Wright: Ace Attorney – Spirit of Justice e Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies
  • O melhor de 2016: Persona 5
"Começando outubro de 2016, Ace Attorney comemorou seu décimo quinto aniversário. Acho que 2017 será um ano agradável aos fãs da série."
Kikuchi Keisuke - Produtor do marca da Koei Tecmo Games
  • Trabalhos: Nights of Azure 2: Bride of the New Moon, série Fatal Frame e série Deception
  • O melhor de 2016: Persona 5
"2017 é o vigésimo aniversário da série Atelier, então para agradecer a todos os fãs, vamos preparar um título apropriado para o vigésimo aniversário."
Takashi Morinaka - Produtor e diretor da Koei Tecmo Games
  • Trabalhos: Série Toukiden, série Dynasty Warriors, Saihai no Yukue
  • O melhor de 2016: Final Fantasy XV
"Este ano, fomos capazes de lançar um novo jogo da série Toukiden, Toukiden 2. A todos os fãs que jogaram e nos apoiaram, muito obrigado! Queremos oferecer uma nova evolução à série Toukiden em 2017, então, por favor, não perca. Além disso, títulos relacionados com Toukiden, estamos trabalhando em coisas como o aplicativo de smartphone: Toukiden Monofu e Musou Stars. Por favor, não percam!"
Kenichi Ogasawara - Chefe de Marca da Omega Force da Koei Tecmo Games
  • Trabalhos: Dragon Quest Heroes II, Nobunaga’s Ambition: Sphere of Influence – Ascension
  • O melhor de 2016: Persona 5
"2017 é o vigésimo aniversário da Omega Force. Iremos anunciar obras dignas em um ano tão importante, por favor, espere. Por hora, por favor, mantenha o foco em Musou Stars, que iremos lançar em março!" 
 Kazutoshi Sekiguchi - Diretor da Koei Tecmo Games
  • Trabalho: Toukiden 2
  • O melhor de 2016: Persona 5
"Atualmente, a equipe de desenvolvimento de Toukiden está numa fase onde as férias de longo prazo terminaram e várias ideias começaram a ser trabalhadas. Acho que seremos capazes de mostrar algo que está sendo desenvolvido em 2017. Pessoalmente, eu gostaria de assumir um novo título [fora de Toukiden]."
Hiroshi Matsuyama - Diretor representativo da CyberConnect2
  • Trabalho: Série Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm
  • O melhor de 2016: Life is Strange
"[Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 Road to Boruto] será lançado e distribuído em dois de fevereiro. É uma compilação da "expressão super anime" que cultivamos há dez anos... Daqui, sem comentários sobre futuros desenvolvimentos da CyberConnect2. Porque eu não posso dizer nada ainda."
Masanori Ichikawa - Produtor da Square Enix
  • Trabalhos: SaGa: Scarlet Grace, Emperor’s SaGa, Romancing SaGa 2 remastered version
  • O melhor de 2016: Pokémon GO
"Fomos capazes de lançar um novo título de SaGa em 2016... Por enquanto não posso fazer nenhum anúncio ainda, acho que todos poderão desfrutar da série SaGa no ano que vem, também."
Yuichiro Saito - Produtor de linha da Spike Chunsoft
  • Trabalhos: Série Danganronpa, Exist Archive: The Other Side of the Sky e série Conception 
  • O melhor de 2016: Overwatch
"Em 12 de janeiro de 2017, lançaremos Danganronpa V3, o qual dedicamos todos as nossas energias. Quero me desafiar com um novo título em onze meses, então continue prestando atenção na Spike Chunsoft."
Toshihiro Nagoshi - Diretor geral da série Yakuza e diretor da SEGA
  • Trabalhos: Série Yakuza
  • O melhor de 2016: PlayStation VR
"Este ano lançamos Yakuza 6: The Song of Life e foi um marco na série Yakuza. Acho que houve prós e contras para o fim da história de Kazuma Kiryu, que serviu como protagonista por mais de dez anos. Seja como for, irei trabalhar duro para criar um conteúdo que agrade tanto a mim quanto a minha equipe. Também acho que há uma maneira de trazer de volta Kazuma Kiryu. Cedo ou tarde, quero anunciar algo diferente. Por favor, não perca."
Mizuki Hosoyamada - Produtor geral da série Puyo Puyo da SEGA
  • Trabalhos: Puyo Puyo Chronicle, Puyo Puyo Quest, Puyo Puyo Tetris e série Puyo Puyo
  • O melhor de 2016: Famicom Mini
"Estamos considerando em anunciar algo em meados de janeiro, então ficarei feliz se todos ficarem animados."
Masayoshi Yokoyama - Produtor principal de cenário e produção de Yakuza 6 da SEGA
  • Trabalhos: Série Yakuza
  • O melhor de 2016: Summer Lesson: Hikari Miyamoto Seven Days Room
"Agora que completamos o capítulo final da lenda de Kiryu Kazuma, acho que 2017 será um ano em que daremos um passo ao futuro. Estou pensando sobre como podemos providenciar uma maneira de oferecer um novo Yakuza que conecte tudo até agora com o futuro."
Keiichiro Toyama - Diretor criativo da Sony Interactive Entertainment
  • Trabalhos: Série Gravity Rush
  • O melhor de 2016: Inside
"Em breve iremos começar os preparativos para um novo título, será um ano cheio novamente. Além disso, estarei promovendo várias coisas, por favor, fique de olho no futuro!"
 Teruyuki Toriyama - Produtor da Japan Studio da Sony Interactive Entertainment
  • Trabalhos: V! No Heroes Allowed R, Bloodborne e série Soul Sacrifice
  • O melhor de 2016: Final Fantasy XV
"No momento não podemos dar qualquer detalhe, mas estamos trabalhando com criação de novos títulos ambiciosos e novos títulos conceituais ao mesmo tempo, então por favor, continue apoiando a Sony Interactive Entertainment Japan Studio em 2017."
Masaaki Yamagiwa - Produtor da Sony Interactive Entertainment
  • Trabalhos: Bloodbourne, Tokyo Jungle
  • O melhor de 2016: Pokémon GO
"As atividades nos bastidores estão em andamento desde Bloodbourne, espero que seja o ano que renda frutos das coisas que construímos até agora."
Yujiro Usuda - Líder da equipe A da equipe que produtora de conteúdo e produtor da D3 Publisher
  • Trabalhos: Série Bullet Girls, Omega Labyrinth, Idol Death Game TV entre outros
  • O melhor de 2016: Berserk and the Band of the Hawk
"Quanto aos títulos que sou responsável em 2017, não posso dar qualquer detalhe ainda, planejamos lançar vários títulos aos consumidores. Todos ficarão surpresos! Chocados! Uma protuberância em suas calças!"
Tatsuya Izumi - Diretor e designer de jogos da Nippon Ichi Software
  • Trabalhos: The Witch and the Hundred Knight, Coven and Labyrinth of Refrain
  • O melhor de 2016: PlayStation VR
"Este ano, fomos capazes de lançar com sucesso Coven and Labyrinth of Refrain e estamos muito agradecidos pelas boas análises que superaram nossas expectativas. Por hora não temos nenhuma meta para 2017... mas o sentimento de "Podemos fazer uma sequência disso?" é persistente na companhia, há pessoas que querem uma sequência, se você responder um pequeno cartão de pesquisa para nós, estaremos próximos de realizar isso. Gostaria de fazer uma sequência se pudermos."
Soheii Niikawa - Presidente e CEO, produtor, escritor de cenário da Nippon Ichi Software
  • Trabalhos: Série Disgaea, série Hayarigami entre outros
  • O melhor de 2016: Shin Megami Tensei IV: Apocalypse
"Nippon Ichi Software irá entregar vários conteúdos da prefeitura de Gifu para o mundo. Em 2017, iremos lançar uma nova PI (Propriedade Intelectual) no mercado de jogos. Mas não será só isso. Iremos assumir novas iniciativas. Iremos ter algum, ou alguns, projetos para Nintendo Switch, por favor, não percam. [Havia algum ceticismo sobre a participação de nossa companhia, mas... estamos envolvidos no desenvolvimento!]"
Yozo Sakagami - Gerente geral de produção da Bandai Namco Entertaiment
  • Trabalhos: Série The Idolmaster
  • O melhor de 2016: Pokémon GO
"Em 2017, planejamos muitos desenvolvimentos para The Idolmaster ao longo do ano, por favor, não perca."
Takuya Yamanaka - Produtor e diretor de jogos da FuRyu
  • Trabalho: Caligula
  • O melhor de 2016: Coven and the Labyrinth of Refrain
"Estamos no meio de um desafiador planejamento para um título original em 2017, então aguarde por maiores detalhes! Claro, eu mesmo estou correndo por trás dos bastidores a todo vapor para poder anunciar trabalhos que afundam como garras nas partes macias de seu coração, por favor, não percam."
Shoji Masuda - Diretor representativo da Mars
  • Trabalho: Momotaro Dentetsu 2017: Tachiagare Nippon!!
  • O melhor de 2016: The Last Guardian
"Para 2017, eu não posso revelar detalhes, mas há duas coisas bem grandes a serem apresentadas, e estou nervoso pensando em qual delas é mais cansativa."
Yoshifumi Hashimoto - Diretor de operações e CCO da Marvelous
  • Trabalhos: Série Story of Seasons, série Rune Factory e Muramasa
  • O melhor de 2016: The Last Guardian
"Então, há muitas coisas em que estamos trabalhando em 2017, então iremos anunciar essas coisas em outra hora. Obrigado e, por favor, nos apoiem no próximo ano também!"
Hironobu Sakaguchi - CEO da Mistwalker Corporation
  • Trabalho: Terra Battle
  • O melhor de 2016: Final Fantasy XV
"Estamos planejando anunciar um novo jogo em 2017. Por favor, não perca!"
Akihiro Hino - Diretor representativo e CEO da Level-5
  • Trabalhos: Série Yo-kai Watch, série Professor Layton, série Inazuma Eleven e série Ni no Kuni 
  • O melhor de 2016: Pokémon GO
"Level-5 irá continuar tendo novos desafios em 2017, queremos criar uma grande onda. Leitores da 4Gamer, continuem prestando atenção na Level-5 em 2017."

Fonte: Gematsu e Siliconera